Header Ancionato

Ancionato

Revista Ministério lança concurso de artigos para nova edição

Materiais produzidos por estudantes de Teologia estarão presentes em publicação sobre a Reforma Protestante
revista-ministerio-artigo-id-524-300x177.jpg

Primeira edição de 2017 está disponível para download (Foto: Casa Publicadora Brasileira)

Brasília, DF… [ASN] Foi em 1517, há exatos 500 anos, que o monge agostiniano Martinho Lutero expôs na porta da igreja do Castelo de Wittenberg as suas 95 teses em confronto a diversos pontos doutrinários da Igreja Católica Romana. Deu-se, então, início a uma revolução religiosa que se espalhou rapidamente por países europeus, conhecida hoje como Reforma Protestante.

Talvez a maior contribuição do movimento para a história foi o fato de ter proporcionado um maior acesso à Bíblia, graças às traduções do latim para outros idiomas feitas pelos reformadores. Com a disponibilidade das Escrituras, muitos grupos passaram a estudá-las e interpretá-las de maneiras distintas, dando origem às denominações protestantes e, por conseguinte, evangélicas conhecidas hoje.

Leia também:

A única regra de fé e prática em questões de doutrina

Em 2017, meio milênio após o início da Reforma, a revista Ministério planeja uma edição especial de celebração do movimento. Para tanto, lançou na atual edição o seu primeiro Concurso de Artigos, destinado a estudantes de graduação e pós-graduação em Teologia. Os textos devem explorar aspectos bíblicos, históricos, teológicos e aplicados que dialoguem com o tema da Reforma Protestante.

Os ganhadores do concurso darão ao periódico os direitos de publicação do artigo (embora a publicação não seja garantida, estando submetida a análise dos editores). A premiação inclui uma coleção do Minicentro Ellen G. White para o primeiro lugar, uma coleção do Comentário Bíblico Adventista para o segundo, e uma Bíblia de Estudo Andrews para o terceiro colocado.

Explore os detalhes do concurso acessando aqui a versão online da edição.

Ênfase no crescimento

A Ministério é um periódico bimensal da Casa Publicadora Brasileira destinado a pastores, líderes, anciãos e diáconos da Igreja Adventista. Seu conteúdo promove a reflexão sobre temas relacionados à missão da Igreja e seu avanço, sugerindo aplicações de estratégias para o crescimento constante e sadio da instituição.

Na edição de janeiro/fevereiro de 2017, ela tem como tema central o plantio de igrejas. Segundo dados de um relatório da sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia divulgado no ano passado, a cada 3,2 horas uma nova congregação adventista é aberta no mundo. É um número bastante expressivo e animador para os propósitos da instituição, citados pelo presidente da Igreja Adventista na América do Sul, pastor Erton Köhler, em seu artigo no periódico. “A visão de multiplicação está na base de nosso projeto de ação integrada para este ano. Queremos avançar sem medo de crise financeira ou dos desafios que o inimigo coloca em nosso caminho. Vamos seguir confiantes no poder do Espírito Santo, mantendo o foco em um discipulado com base em comunhão, relacionamento e missão.”

Porém, esse crescimento traz consigo necessidades às quais a liderança deve estar atenta. O deslumbre com a quantidade de novas congregações, por exemplo, não deve suprimir a importância do planejamento de seu plantio e da devida assistência dos líderes aos membros, disciplulando-os, criando uma comunidade comprometida e missionária. Conforme as palavras do pastor Jackson Paroschi em entrevista à Ministério, “a responsabilidade pela manutenção da igreja não está sobre os ombros de alguns apenas, mas sobre todos os membros”. Ele também afirma que “a nova igreja precisa nascer sabendo que ela também irá se multiplicar. O avanço do reino de Deus não termina ao alcançar um território novo. Ele precisa ser expandido para novos lugares até os confins da Terra”.

A edição também aborda os desafios do plantio de igrejas nos centros urbanos e como superá-los com as estratégias certas. Ainda, reflete sobre o testemunho pessoal como fator determinante para atrair pessoas às congregações. Acesse a revista para acompanhar todos os temas. [Equipe ASN, Vanessa Arba]

Fonte: Notícias Adventista

Comentários: